Gestão Domótica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Jerliano Morais
Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/11/2018

Fotos do Sensor de Tensão Empty Fotos do Sensor de Tensão

Dom Nov 04, 2018 12:01 pm
Fotos do Sensor de Tensão P_201810
Fotos do Sensor de Tensão P_201811

Olá José Petri postei as fotos do sensor que vc precisa. O CI do Sensor é um TIL113.

Assisti o seu video da apresentação do projeto e gostei muito da iniciativa. Estou no ultimo semestre de Eng. Elétrica pela Universidade São Francisco moro no interior de São Paulo em Itatiba próxima a Campinas. Sou projetista de automação para sistemas de saneamento básico para a Sabesp e hobbista de eletrônica, Arduino, Raspberry e afins. Tenho um projeto de um sensor de deslocamento de detecta que sentido uma pessoa ou objeto, se este entrando ou saindo. Este projeto ficou de 17° colocado na Campus Future de 2016 evento da Campus Party, mas o projeto esta parado e poderia agregar uma inteligência a mais ao seu projeto, com este sensor e possível saber quantas pessoas estão em uma determinada area e se a ultima pessoa sair da área o sistema pode tomar uma ação, por exemplo apagar a luz, mesmo se a pessoa esquecer de acionar o interruptor. Tem uma playlist sobre este projeto no meu canal (Projeto RJ).

Link do último vídeo do projeto:


No seu vídeo de apresentação o conceito de saber a quantidade de horas que lâmpada trabalha e o mesmo conceito que a indústria 4.0 esta tentando implementar pois agora tudo e qualquer equipamento esta sendo contabilizado para verificar se ele realmente ele dura o tempo que foi projetado.

Acredito no software e hardware livre que as pessoas podem ganhar dinheiro não com produtos e sim com serviços de alto nível pois a automação é uma realidade que vai estar em todo lugar. Cabe a nos Engenheiros acreditar em nossos potenciais. Gostaria de ajudar no projeto se assim desejar.
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/10/2018
https://gestaodomotica.forumeiros.com

Fotos do Sensor de Tensão Empty Re: Fotos do Sensor de Tensão

Dom Nov 04, 2018 4:46 pm
Olá Jerliano tudo bem? Muito obrigado pela imagem, já fiz o esquema aqui e pretendo montar este sensor da placa. Assim quando o sensor detectar tensão vai identificar que alguém acendeu a luz pelo interruptor de parede e então vai informar ao servidor que o botão agora esta no estado ligado e vise versa. Assim o sistema fica integrado com o sistema tradicional. A vantagem de usar interruptores em paralelo é que a ligação dos relés permite uma ligação em paralelo e também se algo acontecer com a automação a pessoa consegue usar a luz sem problema =]

Fotos do Sensor de Tensão Circui10

E fiquei bem feliz de saber da sua intensão em ajudar no projeto, sera muito bem vindo =D Seria muito bom ter varias pessoas no projeto agregando conhecimento para ele crescer e oferecer material para que qualquer pessoa com um conhecimento básico de eletrônica possa montar estes sistemas. Quanto maior a base instalada maior será a coleta de dados e com isso conseguiremos dar evidencia a marcas que produzem bens de qualidade e evitar marcas que produzem materiais de baixa qualidade. Sem contar na economia de recursos naturais como água e energia elétrica.

Gostei do seu projeto de contar pessoas nos ambientes, eu tinha pensado em fazer um desses com sensores de aproximação que usam luz IR e então fazer em dois pontos, do mesmo jeito que você fez com o laser. A vantagem do seu sistema sobre o meu é que o laser pode ser colocado a grandes distancias, então é possível medir a entrada de pessoas em um corredor bem amplo. Vou adicionar isso na lista de recursos, com certeza será útil. Irei implantar também no projeto assim que concluir algumas etapas.

Atualmente estou montando este interruptor, o projeto esta andando a passos lentos, pois estou tentando sanar todos os possíveis erros. Desde a questão de segurança como a de estabilidade. Atualmente estou interessado em fazer uma rede com as placas NODE MCU (são placas bem similares ao Arduíno, mas com wifi integrado de outra fabricante). No caso pretendo prever um cenário onde seja necessária uma placa na luminária e outra no interruptor, neste cenário não podemos deixar que a conexão entre as placas caia. Atualmente uso um roteador com uma raspberry como servidor e um MQTT, mas já existe uma conexão chamada ESP-NOW e ela permite que as placas se comuniquem entre si, de forma praticamente instantânea, seria perfeito. O problema é que quero montar uma rede mesh, onde todas as placas se comunicam entre si, então se alguma delas der problema, as outras placas vão continuar a se comunicar e ainda alertar sobre a ausência de uma placa. Se a internet cair ou o roteador der problema a placa continuará funcionando, permitindo seu uso normalmente (tirando o uso de comando pela internet, mas até ai é aceitável.) Então este imagino ser o próximo passo.

O que puder ajudar, criticar, dar ideias enfim, toda participação será muito bem vinda =D Espero que até o final do ano tenha uma placa já instalada para testes. Vou ainda adicionar um dimmer também, dai estar tudo certo para a questão das luzes. E então partirei para as tomadas (que será bem mais fácil) e então para ar condicionado ou chuveiro.

Forte abraço e obrigado pela ajuda =]




avatar
Jerliano Morais
Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/11/2018

Fotos do Sensor de Tensão Empty Re: Fotos do Sensor de Tensão

Dom Nov 04, 2018 5:39 pm
Legal... para rede Mash sugiro usar ou pesquisar Radiuino pois você conforme vai colocando mais dispositivos (sensores ou outras coisas) cada dispositivo vai colaborando com a rede. Tive uma palestra a uma semana atras sobre este assunto na faculdade.
Conteúdo patrocinado

Fotos do Sensor de Tensão Empty Re: Fotos do Sensor de Tensão

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos